Nome:

Ensino Fundamental

O Ensino Fundamental procura proporcionar ao educando a formação necessária ao desenvolvimento das suas potencialidades como elemento de auto-realização, à sondagem de aptidões, à iniciação para o trabalho, e ao preparo para o exercício consciente da cidadania.

Os objetivos gerais do Ensino Fundamental expressam a capacidade que os alunos devem adquirir relativas aos aspectos cognitivo, afetivo, ético, estético, de atuação e de inserção social. As capacidades devem receber uma abordagem integrada em todas as áreas constituintes do Ensino Fundamental. O ensinar e o aprender em cada série enfocam as necessidades e possibilidades que os alunos deverão atingir para que progressivamente cumpram as intenções educativas gerais.

HORÁRIO DE INÍCIO E TÉRMINO DAS AULAS

(6º ao 8º Ano):

Início: 07h   -  Término: 11h:30min;

(9º Ano):

Início: 07h  -  Término: 12h:20min;

SISTEMA DE AVALIAÇÃO PADRONIZADO

1º E 2º TRIMESTRE/2010 – 6º Ano ao 9º ano

TIPO DE AVALIAÇÃO

ATIVIDADES

Pontuação

1. Avaliação Institucional

1ª Prova

2ª Prova

1 Simulado

8 pontos

2 Avaliações Cumulativas

Teste ( Individual , em dupla ou com consulta)

Trabalhos, Resumos, Relatórios, Roteiros, Exercícios, Síntese e Projeto

6 pontos

30 PONTOS

MÍNIMO A SER OBTIDO

18 PONTOS

O aluno que estiver colando ou dando cola, terá sua prova anulada, sem direito a reposição.

3º TRIMESTRE / 2010 – 6º ANO AO 9º ANO

TIPO DE AVALIAÇÃO

ATIVIDADES

Pontos

1. Avaliação Institucional

1ª Prova

2ª Prova

1 Simulado

10 pontos

2 Avaliação Cumulativa

Teste ( Individual,  em dupla ou com consulta)

Exercícios

Trabalhos, Sínteses, Projeto, Relatórios, Resumos e Redações

10 pontos

TOTAL: 40 PONTOS

MÍNIMO A SER OBTIDO: 24 PONTOS

AVALIAÇÕES INSTITUCIONAIS

Os alunos do 6º e 7º ano do Ensino Fundamental II farão avaliações toda semana no horário das aulas.

Os alunos do 8º e 9º Anos farão as avaliações toda quarta-feira, de 15h às 17h.

Os professores de Redação, Filosofia, Sociologia, Educação Religiosa e Arte poderão utilizar de estratégias diferenciadas para avaliar e distribuir os pontos;

DISCIPLINAS DO SIMULADO

6º e 7º Anos

8º e 9º Anos

Português/Matemática

Geografia / História

Ciências / Inglês

Português/Matemática

Geografia / História

Ciências / Inglês

Redação / Espanhol -9ºano

SIMULADO

Avaliações do 6º e 7º Anos: 24 questões, cada questão com 4 alternativas de escolha;

Avaliações do 8º e 9º Anos: 40 questões, cada questão com 4 alternativas de escolha;

RECUPERAÇÃO

Ao final do 1º e 2º trimestre, os alunos que não obtiveram 60% do valor do trimestre, receberão um “roteiro do conteúdo”, por conteúdo (6º Ano ao Ensino Médio), para estudos autônomos e na semana seguinte farão a prova extra-turno.

Estará aprovado o aluno que, após o 3º trimestre, obtiver a média de 60% (sessenta por cento), ou mais, nos três trimestres, e freqüência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária anual;

Após as provas de recuperação trimestral e recuperação final mesmo que o aluno obtenha nota superior a 60%, será registrado para efeito de recuperação e promoção o equivalente a 60%.

Os alunos que estiverem com a média igual ou inferior 40% (quarenta por cento) nos três trimestres estarão automaticamente reprovados.

Os estudos de Recuperação Final serão feitos após os trimestres e oferecidos pelo colégio aos alunos que não alcançarem o resultado mínimo para promoção, a saber:

I - No Ensino Fundamental em até 04 (quatro) disciplinas;

A Recuperação Final tem o valor de 100 pontos. Os professores darão as orientações, roteiro de estudo, aulas e provas. O horário será estabelecido pelo Colégio.

REPOSIÇÃO DE PROVAS

O aluno que faltar a alguma avaliação Institucional durante o Trimestre, terá direito a uma Segunda oportunidade, desde que respeitadas as normas referentes à solicitação de Reposição de Provas:

requerimento do responsável na secretaria (com justificativa), no prazo de 5 dias, após seu retorno à escola;

pagamento da taxa no valor de R$ 20,00;

o aluno que apresentar atestado médico ficará isento da taxa.

Obs.: As reposições de provas serão realizadas somente na data e horário determinado pela escola. É responsabilidade do aluno ou responsável ficar atento à data da reposição.

Colégio Nossa Senhora de Lourdes
Av. Rio Doce, 2813 - Ilha dos Araújos - Gov. Valadares/MG